Nasci em 28 de Março de 1939, sou natural da cidade do Rio de
Janeiro, Brasil. Conclui em 1956 o curso secundário, no Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro, cidade onde vivi a maior parte de minha vida. Graduei-me Bacharel em Física,
primeiro classificado,
na Universidade do Estado da Guanabara - UEG, atual
UERJ , em 1964. Obtive o grau
de Engenheiro Nuclear no Curso de pós-graduação do
Instituto Militar de Engenharia -
IME
, no Rio de Janeiro, em 1965.
Desde 1962, iniciei meu vinculo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, como bolsista de Iniciação Científica, a partir de 1966 como servidor na área técnica, pesquisando vários ramos da Ciência e Tecnologia Nuclear. Vivi na cidade de São Paulo como estudante de pós-graduação, onde obtive em 1969, o grau de Mestre em Ciência e Tecnologia Nuclear, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP. Desenvolvi competência, em aceleradores, no Acelerador Linear de Elétrons (1968-69) do the Instituto de Física da Universidade de São Paulo e em Cíclotrons (1970-72) no Centre d`Études Nucleaires de Saclay, França. Obtive o grau de Doutor em Ciências Físicas na Université de Paris, em 1972.
No período 1968-1974, participei na escolha e implantação do Projeto do Cíclotron, CV-28, do Instituto de Engenharia Nuclear, sendo o responsável pelo acompanhamento das instalações prediais e laboratoriais do prédio do Cíclotron. Retornei à Europa, 1983-87, como Servidor Civil Internacional da Organização da Nações Unidas - ONU , no Departamento de Salvaguardas da International Atomic Energy Agency - IAEA , em Viena, Áustria. Durante minha permanência na Agência, conclui cursos de pós-graduação e pós-doutorado, específicos da área de Salvaguardas Nucleares, em Los Alamos nos Estados Unidos, em Viena e Seibersdorf na Áustria, em Saclay e La Hague na França, em Luxemburgo e em Karlshure na Alemanha.
Em 1988, fui designado gerente do Projeto do Separador Eletromagnético a ser implantado no Instituto de Engenharia Nuclear - IEN ; o Projeto embora tenha sido aprovado pelo Congresso Nacional, não foi concluído. Pesquisador - decano no IEN - na Divisão de Radiofármacos - DIRA / Cíclotrons (CV-28 & RDS-111) - Campus da Ilha do Fundão - na Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
Aposentadoria "compulsoria" em Março de 2009, aos 70 anos.
E melhor estar preparado para uma oportunidade e nunca te-la,
do que ter uma oportunidade e nao estar preparado para ela.
.
.